quinta-feira, 30 de abril de 2020

INAUGURAÇÃO DA SEDE DO CLUBE DE FUTEBOL DE MESA DE BRASÍLIA - 1971



No dia seguinte, 6 de março de 1971, às 14 horas, no subsolo da Loja 2 da SCLS 204, foi inaugurada, ao som da marcha “Pra Frente Brasil”, a sede do Clube de Futebol de Mesa de Brasília.
Além dos técnicos inscritos para o primeiro campeonato, estiveram presentes o Major José Antônio Pires Gonçalves, Diretor do DEFER-Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação do Governo do Distrito Federal; Capitão Afonso Mesquita de Barros Neto; Sylvio de Carvalho, Diretor do Departamento de Árbitros da Federação Desportiva de Brasília; José Carlos Aires da Silva e senhora; senhora Luiz Paulo Bastos Serejo e filhas (Angela Maria Vieira Serejo e Andréia Maria Vieira Serejo); Eudes Gouveia de Oliveira e Walter Innecco.
Os técnicos inscritos foram: Alexandre Joaquim Coelho, Almir de Araújo Sá, Antônio Carlos Roque da Silva, Antônio Ferreira Filho, Ataliba Luiz Mota Teixeira, Carlos Augusto Machado Faria, Francisco de Paula Salles Vidal, Francisco Teixeira Soares, Jairo Leal Vianna, José de Carvalho França, Luiz Paulo Bastos Serejo, Luiz Roberto Bastos Serejo, Marcelo Campos Mello, Paulo Luiz Bastos Serejo, Renato Stotucto, Roberto Torres, Rogério Coelho e Walter Morgado defendendo as cores dos times escolhidos por eles.
Logo depois da inauguração, teve início o primeiro campeonato do Clube de Futebol de Mesa de Brasília.
O primeiro gol registrado foi conquistado pelo jogador nº 11 (Esquerdinha), do Flamengo, em jogo contra o São Paulo. Simultaneamente, foram realizados três jogos: Flamengo x São Paulo, Palestra Itália x Tricolor e Glorioso x Cruzeiro, nas três mesas do clube, de nomes Maracanã, Morumbi e Mineirão.
Foi consignada com louvor a presença do companheiro Antônio Ferreira, com o seu time Tricolor, que, embora doente, com febre, fez questão de comparecer à inauguração do Clube e realizar seus dois jogos pelo campeonato, jogando contra o Palestra Itália e com o Flamengo.



PRIMEIRA DIRETORIA DO CLUBE DE FUTEBOL DE MESA DE BRASÍLIA - 1971


No dia 5 de março de 1971 foi realizada uma reunião para composição da Primeira Diretoria do Clube de Futebol de Mesa de Brasília, que ficou assim constituída:

Presidente: Luiz Paulo Bastos Serejo;
Vice-Presidente: Almir de Araújo Sá;
Diretor-Tesoureiro: Luiz Roberto Bastos Serejo;
Diretor-Técnico: Walter Morgado e
Diretor de Patrimônio: Antônio Carlos Roque da Silva.



quarta-feira, 29 de abril de 2020

2ª e 3ª REUNIÕES DO CLUBE DE FUTEBOL DE MESA DE BRASÍLIA - 1970


Na segunda reunião, somente realizada em 12 de novembro de 1970, aconteceu a aprovação da regra oficial do Clube de Futebol de Mesa de Brasília. Os mesmos participantes da primeira reunião (Luiz Paulo Bastos Serejo, Paulo Luiz Bastos Serejo e Luiz Roberto Bastos Serejo) elaboraram a Regra de Futebol de Mesa, após um longo período de experimentação, onde foi minuciosamente estudada e praticada.
Presos ao princípio de estabelecerem a maior parência possível com o futebol de campo, alcançaram o objetivo almejado, dando às defesas e aos ataques livre iniciativa de adotarem os esquemas de suas preferências. As táticas, pelo sistema de “jogadas de passes”, se faziam de imperiosa necessidade, obrigando, de jogo para jogo, de acordo com o adversário, a serem empregadas diferentemente. As “jogadas de passe” existiriam enquanto a bola permanecer tocando nos botões de uma mesma equipe, obrigando a uma técnica aprimorada, em que as jogadas tinham que ser criadas para furar o bloqueio adversário. A regra ora aprovada, dentro da sua flexibilidade, exigia inteligência, técnica e prudência.
A reunião teve o seu encerramento às 23 horas.

3ª REUNIÃO

A reunião para programação do primeiro campeonato do Clube de Futebol de Mesa de Brasília aconteceu no dia 15 de dezembro de 1970, já contando, além dos três irmãos Serejo, com as presenças de dois novos praticantes, moradores da SQS 306: Alexandre Coelho e Walter Morgado.
O regulamento foi apresentado por Luiz Paulo Serejo e aprovado pelos presentes.



terça-feira, 28 de abril de 2020

TORNEIO INTERESTADUAL - 1970


A viagem de dois técnicos da FEBEG – Federação de Botões do Estado da Guanabara à Brasília foi bastante acidentada, pelos defeitos do carro, pelo tráfego intenso em São Paulo e por outros percalços. Mas, no fim, tudo deu certo e foi possível a realização do torneio interestadual.
Na noite do dia 1º de novembro, reuniram-se e, entre comes e bebes, trocaram idéias sobre as regras adotadas nas duas entidades e os cariocas entregaram os dois últimos exemplares dos informativos “O Botão” e “A Palheta”, confeccionados no Rio de Janeiro.
A forma de disputa do torneio foi a seguinte: na primeira fase, os seis inscritos seriam divididos em dois grupos, dos quais sairiam os vencedores para a decisão do torneio. A regra adotada seria uma mistura entre as duas regras. O tempo de jogo definido foi de 20 minutos, com dois tempos de 10 minutos.
No dia 2 de novembro de 1970, os dois times da FEBEG (Relâmpago e Vila) e mais os quatro da FEBRAFUBO – Federação Brasiliense de Futebol de Botão (Dragão Negro, Lagoano, Tricolor e Atlético) realizaram o I Torneio Interestadual FEBRA-BEG, que durou até as 3 horas da manhã.

No Grupo 1, os jogos foram:
Lagoano 4 x 0 Vila
Dragão Negro 4 x 2 Lagoano
Dragão Negro 8 x 2 Vila.

No grupo 2, esses foram os resultados:
Relâmpago 3 x 2 Tricolor
Tricolor 2 x 0 Atlético
Relâmpago 2 x 0 Atlético.

No jogo final, reunindo os vencedores dos dois grupos (Dragão Negro e Relâmpago), apresentou o placar de 4 x 2 a favor do time carioca.
Os artilheiros do torneio foram Adãozinho, do Relâmpago, e Benítez, do Dragão Negro, ambos com 5 gols.



V CAMPEONATO DA FEBRAFUBO - 1970


O V Campeonato da FEBRAFUBO foi realizado em 1970, por oito técnicos, que ao final do turno de classificação qualificaram-se para disputar as Taças "FEBRA" (os quatro primeiros colocados): Lagoano, Vasco da Gama, Lá Vai Bola e Dragão Negro, e "FUBO" (do quinto ao oitavo lugar): Dezoito, Tricolor, Garbo e Atlético.
Eis as colocações obtidas no Turno de Classificação:

CF
TIMES
J
V
E
D
GF
GC
SG
PG
LAGOANO
7
5
1
1
21
10
11
11
VASCO DA GAMA
7
5
1
1
19
10
9
11
LÁ VAI BOLA
7
4
1
2
20
11
9
9
DRAGÃO NEGRO
7
3
3
1
26
18
8
9
DEZOITO
7
3
0
4
14
18
-4
6
TRICOLOR
7
2
0
5
17
27
-10
4
GARBO
7
2
0
5
16
29
-13
4
ATLÉTICO
7
1
0
6
12
22
-10
2

A Taça FUBO foi a primeira a ser realizada e foram necessários seis jogos para apontarem a seguinte classificação final:

CF
TIMES
J
V
E
D
GF
GC
SG
PG
TRICOLOR
3
3
0
0
10
4
6
6
GARBO
3
1
1
1
5
5
0
3
DEZOITO
3
1
0
2
3
4
-1
2
ATLÉTICO
3
0
1
2
4
9
-5
1

Na Taça FEBRA, com a desistência do Vasco da Gama, foi convidado o campeão da Taça FUBO, o Tricolor.
Após seis jogos, essa foi a classificação final:

CF
TIMES
J
V
E
D
GF
GC
SG
PG
LAGOANO
3
2
0
1
9
7
2
4
DRAGÃO NEGRO
3
2
0
1
6
7
-1
4
LÁ VAI BOLA
3
1
1
1
6
5
1
3
TRICOLOR
3
0
1
2
5
7
-2
1

Lagoano e Dragão Negro terminaram empatados no primeiro lugar da Taça FEBRA e foram para uma partida extra. No tempo normal, empate em 2 x 2. Na prorrogação de quinze minutos, 0 x 0. Com isso, foi declarado campeão o Lagoano, em virtude de possuir melhor saldo de gols que o Dragão Negro.