segunda-feira, 24 de agosto de 2020

1º CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DE JUNIORES - 1984



Paralelamente ao campeonato de adultos (também de 9 a 11 de fevereiro de 1984 e no Ginásio da Polícia Militar, em Brasília-DF)), foi realizado o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes de Juniores, que reuniu 13 equipes do Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
Os clubes estiveram assim representados:
AMAZONAS: AMAZONAS – Sérgio e Mauro e MANAUS – Sérgio, Waldemar e Ilídio;
DISTRITO FEDERAL: FLAMA – Iuri Dourado e Eduardo Farias, LEÃOZINHO – Valter Souza e Sérgio Gusmão, SERRANO – Anderson César e Gilvan Pádua e UDF – Eduardo Almeida e Luiz Cláudio Caruso.
GOIÁS: OCIDENTAL – José Neto e Marcelo Silva.
MATO GROSSO DO SUL: REAL DO PORTO – Lindberg e Renato.
MINAS GERAIS: ACADEMIA – Marco Túlio e Pedro Paulo, EX-ALUNOS – Guilherme e Wilson, JUIZFORANO – Gláucio e Luciano e TUPI – Fernando e Ramon.
SÃO PAULO: DOS 8 AOS 80 – Cristiano e Dahyl.
Na primeira fase foram divididos em quatro grupos, a saber:
A – Academia, Real do Porto e UDF;
B – Flama e Tupi;
C – Amazonas, Ex-Alunos, Ocidental e Serrano e
D – Dos 8 aos 80, Juizforano, Leãozinho e Manaus.
Nota: o sorteio foi realizado contando com a presença dos clubes AABB-Recife, Poçoscaldense e Guará, que completaria o número de 16 clubes e a divisão seria feita de forma igualitária, ou seja, quatro clubes por grupo. Esses clubes não compareceram e a divisão ficou bastante prejudicada.

Classificaram-se para a segunda fase: 
Academia (1º de A) e UDF (2º de A)
Tupi (1º de B) e Flama (2º de B)
Ocidental (1º de C) e Amazonas (2º de C) e 
Leãozinho (1º de D) e Manaus (2º de D). 

O regulamento estabelecia quatro confrontos no sistema “mata-mata” (eliminatória simples) e assim aconteceram os seguintes jogos: Academia 2 x 0 Manaus, Amazonas 2 x 0 Tupi, Ocidental 2 x 0 Flama e Leãozinho 1 x 1 UDF. Abrimos um parênteses para falar desse clássico brasiliense. No tempo normal de jogo, Sérgio Gusmão venceu Eduardo Almeida, por 3 x 1, e Luiz Cláudio Caruso aplicou uma tremenda goleada sobre Valter Souza (7 x 2). A combinação desses resultados os obrigou a uma prorrogação, quando os garotos da UDF venceram os dois jogos: Eduardo 2 x 1 Sérgio e Luiz Cláudio 1 x 0 Valter.
Nas semifinais, os encontros foram: Academia 2 x 0 Amazonas e UDF 1 x 0 Ocidental.
Com isso, Amazonas e Ocidental disputaram o terceiro lugar e a vitória coube ao clube goiano, pelo placar de 2 x 0.
A final entre Academia e UDF foi emocionante. A Academia jogava pelo empate na prorrogação pois havia vencido a UDF (1 x 0) na primeira fase e o confronto direto era o primeiro critério de desempate. No tempo normal de jogo, Pedro Paulo venceu Eduardo por 1 x 0 e Luiz Cláudio goleou Marco Túlio por 5 x 1. Foram para a prorrogação. Em jogo nervoso, Eduardo perdeu a cabeça e a concentração após discussão com o árbitro Rubens Abuliack. Pedro Paulo aproveitou-se e marcou 3 x 0 sobre Eduardo. No outro jogo, Luiz Cláudio manteve sua vitória, desta vez por 1 x 0. Com isso, a Academia, de Juiz de Fora, tornou-se a primeira campeã interclubes de futebol de mesa na categoria de juniores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário