sexta-feira, 7 de agosto de 2020

2º TORNEIO BRASÍLIA-BH - Troféu "Orloff-Centauro" - 1983


Antônio Maria Della Torre, convidado especial
Promovido pelo Grêmio Mineiro de Futebol de Mesa, foi realizado em Belo Horizonte (MG), nos dias 31 de março e 1, 2 e 3 de abril de 1983, o 2º Torneio Brasília/Belo Horizonte, em disputa do troféu “Orloff-Centauro”.
Os jogos tiveram lugar na sede esportiva da Associação Cristã de Moços-ACM, sendo utilizadas quatro mesas oficiais.
Participaram 16 técnicos:

Álvaro Sampaio (All Stars), Antônio Carlos Almeida (Verdão), Jan Buarque (Cigarrets), José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), Paulo Caruso (Santos), Renato Ribeiro (Força Verde), Sérgio Motta (Mengole) e Sinval Gusmão (Planethário), todos de Brasília (DF).

Benjamin Abaliac (Chorare), Célio Cardoso (Denodados), Paulo Roberto Reis (Explode Coração), Paulo Sérgio Cardoso (Expresso), Rubens Abuliack (O Corisco), Sérgio Burnier (Baleia Branca) e Sérgio Magalhães (Adega), de Belo Horizonte (MG) e

Antônio Maria Della Torre (Holanda), presidente da COFI, de São Paulo, e que esteve participando como convidado especial.

Na Primeira Fase foram divididos em dois grupos, assim formados:
Grupo A - Célio Cardoso, José Ricardo Almeida, Paulo Caruso, Paulo Roberto Reis, Rubens Abuliack, Sérgio Burnier, Sérgio Motta e Sinval Gusmão;
Grupo B - Álvaro Sampaio, Antônio Carlos Almeida, Antônio Maria Della Torre, Benjamin Abaliac, Jan Buarque, Paulo Sérgio Cardoso, Renato Ribeiro e Sérgio Magalhães.
Na Segunda Fase foram formados três grupos com três técnicos, assim formados:
C - Benjamin, José Ricardo e Paulo Reis;
D - Jan, Paulo Caruso e Paulo Sérgio; e
E - Antônio Carlos, Burnier e Sinval.

Os três primeiros colocados decidiriam num triangular as três primeiras colocações do torneio.
Reuniu Antônio Carlos Almeida (Verdão), Jan Buarque (Cigarrets) e José Ricardo Almeida (Estrela Solitária).
Realizando duas excelentes partidas, Jan Buarque sagrou-se campeão, depois de vencer Antônio Carlos por 4 x 1 e José Ricardo por 2 x 1. No outro jogo, José Ricardo derrotou Antônio Carlos por 1 x 0 e ficou com o vice-campeonato.
As demais posições foram as seguintes:
4º Paulo Caruso,
5º Sérgio Burnier,
6º Paulo Roberto Reis,
7º Benjamin Abaliac,
8º Paulo Sérgio Cardoso,
9º Sinval Gusmão,
10º Álvaro Sampaio,
11º Renato Ribeiro,
12º Sérgio Motta,
13º Antônio Maria Della Torre,
14º Rubens Abuliack,
15º Célio Cardoso e
16º Sérgio Magalhães.
O ataque mais positivo foi o do Estrela Solitária, com 28 gols, e as defesas menos vazadas foram as do Santos, Cigarrets e Estrela Solitária, com 11 gols contra. O botão-artilheiro foi o nº 1959, do Cigarrets, com 15 gols, seguido do nº 11 do Estrela Solitária, com 13.

TORNEIO DE DUPLAS

Uma ideia muito original de Benjamin Abaliac, presidente do Grêmio Mineiro, fez com que fosse disputado paralelamente ao torneio individual, um de duplas, cada um levando o nome de um país e integrada por um técnico de Belo Horizonte e um de Brasília, com exceção da formada por Della Torre e Jan. As duplas foram as seguintes: França (Burnier e Sinval), Uruguai (Della Torre e Jan), Itália (Paulo Sérgio e Antônio Carlos), Argentina (Célio e José Ricardo), Polônia (Sérgio Magalhães e Álvaro), Hungria (Benjamin e Renato), Alemanha (Paulo Roberto e Sérgio Motta) e Inglaterra (Rubens e Paulo Caruso).
Sagrou-se campeã a dupla formada por Antônio Carlos e Paulo Sérgio (Itália) que, na final, venceu a de Benjamin e Renato (Hungria) por 1 x 0, com parciais de 1 x 1 e 4 x 0.

TORNEIO DE CONSOLAÇÃO

Também foi disputado um Torneio de Consolação, com a presença dos técnicos que não conseguiram classificação para as semifinais, no total de sete, mais a participação de Denison de Souza que, inclusive, ofertou o troféu colocado em disputa. No sistema eliminatório, chegaram à partida final Renato Ribeiro e Della Torre, saindo-se vencedor o segundo, pelo placar de 3 x 2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário