domingo, 10 de maio de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Lander Bossois


Lander de Miranda Bossois nasceu em Vitória (ES), no dia 10 de maio de 1973.
Costuma dizer que joga futebol de botão desde os 12 anos, Futebol de Mesa desde 1989!
Nos primeiros anos, 1989 a 1992, jogou na regra 12 Toques. A partir de 1993 conheceu a 3 Toques. Hoje, joga as três modalidades, mais comumente a 3 Toques e Dadinho.
Seus pais se transferiram para Brasília, onde Lander morou até 1981. Logo depois, passou a morar em Goiânia, em 1982. Em 1999, foi morar em Macapá (AP), onde não encontrou ninguém para jogar futebol de mesa. Voltou a morar em Brasília, de 2001 a 2010. Em todo esse período que permaneceu em Brasília, até tornou-se sócio da AABB, mas não conseguia encontrar tempo para jogar com frequência.
Já morando em Goiânia, Lander foi o criador, no ano de 1989, da Copa 10 de Maio, competição de futebol de mesa mais antiga organizada em Goiânia (GO), de 1989 a 1993 na regra dos 12 Toques e, depois, de 1995 em diante na de 3 Toques.

Em sua primeira edição contou com a participação de cinco técnicos e teve como campeão o seu criador, Lander Bossois.
Anos depois, ainda morando em Goiânia, viu o nome do saudoso Álvaro Sampaio Filho na revista Placar, como contato da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa e resolveu escrever para ele.
Nessa época, já conhecia Francisco José da Silva Junior. Álvaro, então, lhes passou o nome de uma outra pessoa interessada no futebol de mesa que também era de Goiânia, Alberto Vilela Chaer, que já jogava botão com Carlos Eduardo Bernardes da Costa, o Carlão, e que escreveu para ele quase na mesma época.

Se juntou aos novos amigos, mais Thiago José da Silva, irmão de Francisco, e Rodrigo Roriz Costa, filho de Carlão, e passaram a jogar no Jóquei Clube de Goiânia, clube tradicional localizado no centro da cidade. Esses seis ficaram conhecidos como o “Grupo do Jóquei”.
De 4 a 7 de abril de 1996, em Brasília-DF, Lander fez parte da primeira equipe de futebol de mesa de Goiás a disputar um Campeonato Brasileiro da regra 3 Toques. Juntamente com Alberto Chaer e Francisco José, defendeu as cores do Jóquei Clube de Goiânia.

Motivos de ordem pessoal e profissional levaram à dissolução do grupo que praticava a regra dos 3 Toques no Jóquei Clube em 1996.
A Taça Dez de Maio ficou exatos nove anos sem ser disputada.
Lander jogou muito pouco em Brasília, onde já estava morando no ano de 2003. Além de alguns amistosos, disputou o 6º Challenger desse ano, Taça “Sérgio Netto”, no dia 24 de junho de 2003, na AABB. Obteve a quinta colocação entre os doze técnicos participantes.
Hoje está filiado à Federação Goiana de Futebol de Mesa, onde diversificou a sua atuação disputando competições nas três regras adotadas em Goiás: Bola 3 toques, Bola 12 Toques e mais recentemente, Dadinho-9x3. Nesta última, conseguiu o feito de conquistar o Campeonato Goiano de 2019, saindo de um jejum de 14 anos sem títulos de expressão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário