terça-feira, 5 de maio de 2020

EM BRASÍLIA JÁ SE PENSAVA EM CAMPEONATO BRASILEIRO - 1972


Matéria publicada no Diário de Brasília, de 15 de maio de 1972.

BRASILEIRO DE “BOTÕES”

O “Dragão Negro”, um dos campeoníssimos do futebol de mesa do Distrito Federal, isto é, do chamado jogo de botões, declarou à reportagem do seu “DB”, que continua na pauta do dia dos adeptos desse esporte, a constituição de uma comissão que terá por finalidade solicitar do Professor Pires Gonçalves, Diretor do DEFER, o seu apoio para que venha a ser realizado em Brasília, ainda este ano, o 1º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, reunindo os campeões da Guanabara, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Explica o “Dragão Negro”, ou seja, Walter Morgado, um dos grandes apaixonados do jogo de botões, ser grande o número dos que levam esse esporte a sério em Brasília, citando alguns dos nomes que, diariamente, trocam ideias e planos para conseguir fundar a Federação de Futebol de Mesa do Distrito Federal, como Luís Paulo Serejo, Renato Stotucto, Sérgio Maestrelli, Francisco Vidal, Marcelo Mello e outros tantos que, em disputas regionais, são ossos duros para qualquer campeão daqueles centros, onde o referido esporte já se encontra organizado e conta com uma federação para apoiá-los. Diz ainda, que uma das principais metas da realização desse certame, será o de congregar no DF os responsáveis diretos pelo futebol de mesa em todo o País, e isso porque, juntos, poderão tentar a unificação das regras existentes - que variam de Estado para Estado.
Uma outra amarga queixa do “Dragão Negro” (que fala ao DB em nome dos seus companheiros) é de não possuírem um local para jogar os seus grandes “clássicos”, o que prejudica maior expansão do jogo, cujas partidas vão sendo realizadas num apartamento e noutro.
Vai aí, portanto, a sugestão ao Professor Pires Gonçalves, do DEFER, que é a de realizarmos em Brasília o 1º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa.



Um comentário:

  1. O primeiro campeonato brasileiro de futebol de mesa foi realizado em Janeiro de 1970, em Salvador (Bahia) e contou com a participação de Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Essa glória ninguém poderá tirar daqueles pioneiros. Os jogos foram realizados no Clube Espanhol.

    ResponderExcluir