quinta-feira, 14 de maio de 2020

OS VIZINHOS DA 714 NORTE: Sérgio Netto e Libório - 1977


José Carlos Libório de Menezes nasceu em Estância (SE), no dia 29 de maio de 1940. Começou a jogar botão em sua cidade natal. Seus primeiros botões, de acrílico, foram feitos por um torneio-mecânico que morava em Aracaju. Esses botões eram enormes, pesados e totalmente maciços. Nessa época ele jogava com a regra de apenas um toque (popularmente conhecida como regra baiana), na AABB-Estância (SE). O time dele se chamava Sparta Praga, da então Tchecoslováquia. Quando se mudou para Brasília, em 1977, já como funcionário do Banco do Brasil, trouxe junto à mudança o time do Sparta Praga.

Sérgio Alberto Moreira Antunes Netto chegou à Brasília em janeiro de 1975, transferido junto com seu pai, piloto de aeronaves do Banco do Brasil. Prestou vestibular no Ceub para Psicologia no mesmo mês.
Natural de Porto Alegre (RS), onde nasceu em 9 de junho de 1955, morou em Curitiba (PR), de 1961 até o final de 1974, vindo para Brasília em seguida.
Aqui, não conheceu ninguém que praticasse o futebol de mesa até 1977.

Quis o destino que Libório e Sérgio Netto se tornassem vizinhos na Quadra 714 Norte, pois a garagem de um dava para a garagem do outro, com uma pequena pista separando as duas. Não demorou muito para que o futebol de mesa os unisse e fosse iniciada uma nova amizade, que duraria por muitos anos. No dia 12 de fevereiro de 1977, aconteceu o primeiro jogo entre Libório e Sérgio Netto. Numa mesinha “Estrelão”, Libório aproveitou-se do “porte atlético avantajado” de seus jogadores para golear Sérgio Netto, por 4 x 0.

Como também não demoraria (em maio de 1977) para que Sérgio Netto fundasse um clube de futebol de mesa na faculdade que frequentava.
Libório chegou a ir algumas vezes ao clube, levando com ele seu filho Rogério. Em dezembro do mesmo ano, Sérgio Netto voltou para Porto Alegre e as atividades botonísticas no Ceub praticamente foram paralisadas no ano de 1978.



Nenhum comentário:

Postar um comentário